08/10/2019 13:10

Nobel da Física vai para descobridores de exoplaneta

Os cientistas James Peebles, Michel Mayor e Didier Queloz levaram o Prêmio Nobel de Física de 2019. O anúncio foi divulgado na manhã desta terça-feira pelo comitê responsável pela área, coordenado pela Academia Real de Ciências da Suécia, em Estocolmo. Na avaliação da instituição, o trabalho dos três físicos introduziu uma nova compreensão da história e estrutura do universo através das teorias de cosmologia física desenvolvidas por Peebles e a descoberta de um exoplaneta por Mayor e Queloz.

pesq

Os vencedores foram informados por telefone pelo secretário-geral da Academia, Göran K. Hansson. Mayor, de 77 anos e Queloz, de 53, ambos suíços, são responsáveis pela primeira descoberta de um exoplaneta — localizado fora do Sistema Solar—, em 1995. Para a Academia, os dois físicos revolucionaram a astronomia e, desde então, 4 mil exoplanetas foram descobertos na Via Láctea. "Novos mundos desconhecidos seguem sendo descobertos, com uma incrível variedade de tamanhos, formas e órbitas", prossegue o comunicado.

Nobel de Medicina: Cientistas responsáveis por descoberta da adaptação de células humanas à disponibilidade de oxigênio levam prêmio

Peebles, de origem canadense-americana e professor da Universidade de Princeton (EUA), foi prestigiado aos 84 anos pelo trabalho teórico desenvolvido ao longo de duas décadas que fundamentou a concepção moderna da história do universo, desde o chamado Big Bang até o presente. Ele levará metade do prêmio de 9 milhões de coroas suecas, o equivalente a US$ 913 mil (R$ 3,7 milhões). O restante será dividido entre Mayor, docente da Universidade de Genebra, e Queloz, que integra a mesma instituição, além da Universidade de Cambridge (Reino Unido).

Fonte: Globo.

Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/tres-cientistas-dividem-nobel-de-fisica-por-descoberta-de-exoplaneta-avancos-na-cosmologia-24001867