• Imagem logo site departamento de fisica uefs

Revista Sitientibus Física

SF

A Revista Sitientibus Série Ciências Físicas nasceu no ano de 2005, como parte das atividades de extensão do Departamento de Física da UEFS em celebração ao Centenário da Teoria da Relatividade Especial. Aquele ano foi declarado o Ano Mundial da Física pela União Internacional de Física Pura e Aplicada (conhecida pela sigla em inglês, IUPAP) e outras associações de físicos (e físicas),  a exemplo da Sociedade Brasileira de Física, e foi apoiada pela UNESCO e pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

 

A Sitientibus Série Ciências Físicas é uma setorização editorial da Revista SITIENTIBUS, assim como ocorrida com a Revista Sitientibus Série Ciências Biológicas. Pautamos a necessidade de uma editoração dedicada à Física, e conseguimos junto à Editoria Geral da SITIENTIBUS, a condição para assumirmos a nova revista do Departamento de Física da UEFS.

O foco da revista é a divulgação de trabalhos de pesquisa em Física na forma de Artigos, mas também aceita Cartas ao Editor, Resenhas de Livros de Física e áreas correlatas de interesse, e Resumos de Monografias, Dissertações e Teses. Essas quatro seções compõem o conjunto da revista na seguinte ordem: CARTAS AO EDITOR, RESENHAS DE LIVROS, ARTIGOS DE PESQUISA, E RESUMOS DE MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES.

 

Em 2019, a Revista Sitientibus Série Ciências Físicas completou 15 Anos de publicação ininterrupta de trabalhos. Agora em 2020, a revista galga mais um patamar ao se agregar, como muitas outras publicações da UEFS, ao Portal de Periódicos Eletrônicos (PPE).

 

O Conselho Editorial da revista tem sido revisto e ampliado, de maneira a contemplar, de uma forma mais representativa, muitas subáreas da Física. Com o PPE, a Sitientibus Série Ciências Físicas torna-se uma revista de fluxo contínuo, encerrando o volume único a cada mês de dezembro. Os artigos para serem aceitos para o volume do ano, devem ser submetidos até o dia 20 de novembro (deadline).

 

Com as submissões online, as avaliações dos artigos serão mais ágeis, mantendo o usual processo de avaliação às cegas e, com a aprovação do artigo, seguiremos com sua imediata publicação no Portal da Revista. Também estamos buscando tornar o processo de submissão de trabalho, mais direto e confiável ao Autores/Autoras, a partir das facilidades disponibilizadas pela Plataforma PKP do Open Journal System (OPS). Os autores/autoras contam com um arquivo modelo em formato LaTeX acessível tanto na página da SSF quanto no link abaixo. Esse é o único formato de submissão aceito, e o idioma do artigo poderá ser em português ou inglês.


Link para o modelo.

 

A editoria da Revista SSCF está trabalhando para que indexadores importantes relevantes para a área de Física incorporem a revista. Por outro lado, todos os artigos da revista já estão implementados com o identificador digital de objeto (D.O.I.).

 

Estamos em processo de migração da revista SSCF para o PPE, e a expectativa é completarmos essa migração o mais breve possível, com todos os volumes da revista disponibilizados e com acesso gratuito, contando com a estabilidade do link do PPE, e o suporte permanente da Biblioteca Central Julieta Carteado (BCJC), o qual desde já agradecemos muitíssimo a disponibilidade nas pessoas de Maria do Carmo Sá Barreto e Luiz Rogério dos Santos Silva.


O projeto gráfico da capa da Revista Sitientibus Série Ciências Físicas é uma produção do Núcleo de Desenho e Artes - DLA - UEFS, um trabalho do estagiário Daniel de Jesus Ferreira, sob orientação do Prof. Esp. Robérico Celso Gomes dos Santos.


O logotipo da Revista Sitientibus Série Ciências Física é uma criação artística do Prof. Dr. Juan Alberto Leyva Cruz (DFIS-UEFS).

Sitientibus

Recomendar esta página via e-mail: